Profissionais Liberais são aqueles conhecidos por trabalharem por conta própria. Ou seja, aquele tipo de trabalhador que não precisa de um vínculo com alguma empresa e/ou sem a obrigação de um registro profissional. Entretanto, precisa estar registrado em um conselho profissional.
Dessa forma, essa pessoa precisa ter uma formação em determinada área para poder exercer a função que pretende, através de cursos, faculdade, seja qual for o meio. Após isso, ele é registrado em uma ordem/classe trabalhadora e está liberado para trabalhar.
Mas, não confunda o Profissional Liberal com o Autônomo. O liberal pode ter vínculo empregatício, podendo escolher entre uma empresa ou abrir seu próprio negócio. Diferente do autônomo, que não pode escolher assim.
Uma das principais exigências para poder atuar como Profissional Liberal, além de ter a formação acadêmica, como já citado, também é estar vinculado com a Instituição Reguladora da sua atividade.
Por exemplo, o CRM (Conselho Regional de Medicina) ou a OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros). Assim, depois de estar inserido dentro da sua instituição, e tendo sua formação adequada, você estará liberado para atuar por contra própria.
- Não precisar obedecer um “superior”, chamado de chefe;
- Poder fazer o seu próprio horário, que você julga o melhor para seu trabalho;
- Não depender de fazer entrevistas, abrir vaga em empresas, etc;
Dessa forma, existem várias profissões que atendem esse quesito liberal. E, aqui no ListaZN, você encontra todas elas com os melhores profissionais da área, não deixe de conferir.
Estamos esperando por você!